O luto nas empresas: Precisamos falar sobre isto!
PROALU - Programa de Acolhimento ao Luto
Por Sandra Pereira Evangelista
O luto é a nossa reação diante da perda de algo ou alguém significativo para nós, seja um objeto, um sonho, um animal de estimação ou a perda de uma pessoa por morte.
Neste contexto da pandemia, tivemos a perda de milhões de pessoas, em ambientes familiares, escolares e corporativos.
Diante da perda de um colega de trabalho, é preciso tempo e acolhimento, para que a rotina seja retomada, respeitando alguns cuidados.
Com a morte do colaborador, não temos apenas uma posição de trabalho em aberto, mas uma ruptura na equipe, uma desorganização no organograma da empresa, a perda de um líder, de um parceiro e até de um amigo, já que as relações acabam se ampliando para outras esferas sociais.
Ao perder o colega de trabalho, iniciamos um processo de luto, e cada pessoa dentro da organização irá sentir o impacto de forma diferente, mas de forma geral, todos serão impactados direta ou indiretamente.
E como empresa, o que fazemos? O que os líderes podem fazer para que o luto pelo colega seja reconhecido?
Primeiro, uma comunicação oficial pela morte do colaborador, uma conversa com as equipes sobre a perda, os impactos emocionais e na vida cotidiana do setor e da organização como um todo.
Quem era este colaborador como pessoa e como profissional? Qual a sua função na organização? Pode-se fazer uma cerimônia, um ritual em homenagem à esta pessoa?
Dar voz aos colaboradores que desejarem falar, criar grupos de apoio, oferecer cuidados em saúde mental através de consultores de forma coletiva e individual, palestras direcionadas e setorizadas, treinamento de líderes e outras atividades, orientadas pelo especialista em luto.
Diante da perda de um colaborador, o “silêncio e vida que segue” pode abalar o clima organizacional. Qual mensagem uma empresa passa para seus funcionários quando nega o luto pelo colaborador que morreu? Como ela cuida do seu capital humano?
Independente da função ocupada pela pessoa, ela era uma peça fundamental na organização, fundamental para sua família e para os seus amigos. A equipe pode ser afetada em sua saúde física e mental.
Quando não reconhecemos o luto, potencializamos o risco de se desenvolver um luto patológico, um processo de adoecimento com possíveis prejuízos para a organização, inclusive, um aumento no número de faltas dos colaboradores e até afastamentos do trabalho.
Equivocadamente, as organizações visam a produtividade, e desconsideram o bem-estar emocional dos seus colaboradores, gerando prejuízos em toda a cadeia de produção e resultado global da empresa.
O que você pode oferecer aos seus colaboradores?
Você pode oferecer acolhimento e escuta. Pode oferecer cuidado em saúde mental, através de parcerias com profissionais especializados em psicoeducação, treinamento e psicoterapia.
A produtividade está vinculada a qualidade do ambiente organizacional, para além da lucratividade em um contexto capitalista, e principalmente à valorização do capital humano.
A saúde do seu negócio depende diretamente da saúde dos seus colaboradores.
Invista em cuidado.
Referência:
FRANCO, Maria Helena Pereira. O luto no século 21. São Paulo: Summus, 2021