Por Marina C Smith A saudades e seus labirintos Hoje eu acordei assim, com algumas saudades misturadas dentro de mim. Saudades e medos. Acho que foi algum sonho, pois despertei…
Por Marina C Smith Em algum lugar do passado Eu e minha mãe achávamos o Christopher Reeve lindo, até mesmo quando ele vestia aquele duvidoso traje do Super-Homem, e talvez…
Por Marina C Smith O tempo da delicadeza Geralmente, quando eu me emociono em algum evento artístico, meus olhos se enchem d’água e algumas discretas lágrimas escorrem, mas costumo manter…
Por Marina C Smith O canto da cigarra Fazia tempo que eu não ouvia uma cigarra cantar ao final da tarde, no pôr-do-sol. Elas pareciam ter sumido depois que minha…
Por Marina C Smith Filme de Natal Curioso como algumas lembranças nos assaltam. Essa irrompeu hoje, naquele estado matinal entre acordar de vez ou adormecer mais um pouquinho, naquele limbo…
Por Marina C Smith O Broto Aquele broto de flor não estava ali ontem. E nem havia qualquer indício de que ele surgiria tão imponente nas horas antes em que…
Por Marina C Smith E sonhos não envelhecem Num domingo qualquer, qualquer hora, ventania em qualquer direção, foi assim que encontrei o Milton em sua despedida dos palcos. Milton, só…
Por Marina C Smith O piano na coxia Não se lembrava com precisão como sua relação com o piano começara. Era como se ele estivesse sempre presente em sua vida,…
Por Marina C Smith Revisitando a casa submersa Uma querida amiga sempre me diz que o luto é pendular, como em um badalo de um relógio de carrilhão, o tempo…
Por Marina C Smith Segundas-feiras Ela me dizia que não eram fáceis as segundas-feiras. Não eram todas, convenhamos, mas eram muitas. Não eram os domingos que pressagiavam o fim do…
Por Marina C Smith Uma fábula de infância Eles habitavam nossos jardins e só revelavam a sua existência para as crianças. Assim que estas cresciam, no entanto, esse encontro se…
Por Marina C Smith O dia em que ele foi encontrar a Lua O tripé havia sumido. Vasculhou seus apetrechos fotográficos que teimavam em se espalhar pelo apartamento que dividia…
Por Marina C Smith Diáspora Certa vez minha avó fez uma intervenção drástica em nossos medos infantis. Eu e minha prima inventamos de achar que no banheiro da casa dela…
Por Marina C Smith O intruso na Corte Não era incomum a família toda se reunir ao redor do projetor e assistir aos filmes caseiros de Super 8 (alguém ainda…
Por Marina C Smith O pomar Quando a conheci ela logo me disse que eu iria me espantar com as suas histórias. Era uma instigante abertura introdutória, sem dúvida, e…
Por Marina C Smith A Casa Submersa Ao final de todas as férias, ela sabia que podia retornar. Deixava um pedacinho de si mesma, guardado no fundo do armário do…
Por Marina C Smith A Avó Torta Ela tinha os cabelos macios e brancos, era pequenina e redondinha. Dona de um colo único, um ancoradouro para nossas angústias infantis. Não…