Espiritualidade, Religião e Luto
PROALU - Programa de Acolhimento ao Luto
Por Beatriz Maximino
Diante de uma situação difícil, como o processo de luto, ter uma rede de apoio completa engloba a espiritualidade e a religião, que tende a atuar como fator de proteção.
A Espiritualidade pode ser definida como: aquilo que traz sentido e/ou significado, e ainda, propósito à vida das pessoas, podendo estar relacionada ou não à alguma religião. Pessoas ligadas a espiritualidade e religião, desenvolvem e mantém o otimismo e esperança, que motivam e energizam de forma positiva (Koening, 2012).
Diversos estudos examinaram a relação da religiosidade e/ou espiritualidade com diversos aspectos da saúde mental. A maioria deles aponta para melhores indicadores de saúde mental e adaptação ao estresse em pessoas que praticam atividades ditas religiosas (Moreira-Almeida, 2014).
A crença pessoal de cada pessoa não deve ser negligenciada pela equipe que o acompanha durante o período de adoecimento, finitude ou morte, nem mesmo por seus familiares e amigos.
Por outro lado, alguns indivíduos que estão passando pelo processo de luto, ressignificando e elaborando uma perda significativa, podem se questionar em relação às suas crenças, e ter a sua fé abalada. (Gabriella Casellato, 2015)
Fonte:
Casellato, G. O resgate da empatia [recurso eletrônico] : suporte psicológico ao luto não reconhecido / organização Gabriela Casellato. – São Paulo : Summus Editorial, 2015.
Guedes, I.A.A. A espiritualidade frente ao processo de final da vida de um ente querido: reflexões sobre significados atribuídos aos familiares. Dissertação de Mestrado PUC-SP. 2018;
Koenig, H.G. Medicina Religião e saúde.O Encontro da ciência e da espiritualidade 1° edição. Porto Alegre. L&PM editora, 2012;
Moreira-Almeida, A.; Lotufo Neto, F.; Koenig, H.G. – Religiousness and mental health: a review. Rev Bras Psiquiatr, 2014.